terça-feira, 12 de março de 2024

ATA nº 03/2023 Reunião Colegiado

 


      CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL

DO FUNDEB NO

MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS – RS

 

 

ATA Nº 03/2023

Aos vinte e seis dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte três, a plenária do Conselho Municipal de  Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Município de Charqueadas – RS reuniu-se ordinariamente, conforme convocação prévia, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação – SMED, segunda-feira, às 18h, com segunda chamada às 18h15min com a PRESENÇA dos seguintes conselheiros: Rejane do Rio Martins Steigleder representante do Executivo Municipal, Alessandra da Cunha Garcia Berbigier representante dos Diretores das Escolas Municipais, Karen Eveline Lima Castilhos representante dos Servidores Técnicos-administrativos das Escolas Municipais, Selma Beatriz Michels Chaves representante dos Pais de Alunos, Verônica Martha Pereira representante dos Pais de Alunos e Vice-Presidente do Cacs, Tamara Oliveira Gomes da Silva representante do Conselho Municipal de Educação e Presidente do Cacs, Leonardo Ennes representante da Sociedade Civil, Roberta Pizzio Carneiro representante do Conselho Municipal de Educação. Visitantes: Vereadora Paula Ynajá representando o Legislativo Municipal, Vereador João Caldeira Filho representando o Legislativo Municipal. FALTANTES: Michele Sampaio representante do Executivo Municipal (justificou a falta no dia seguinte). A Conselheira e Presidente Tamara Oliveira Gomes da Silva iniciou a reunião dando boas-vindas, agradecendo a todos pela presença. Após, fez verificação do quórum. Iniciando a reunião. Dando sequência a reunião, procedeu com a leitura das correspondências. Correspondências Expedidas: Charqueadas, 03 de abril de 2023 Ofício 001/2023 À Contabilidade da Prefeitura Municipal de Charqueadas-RS De acordo com o Art. 30 da Lei Federal 14.113 de 25 de dezembro de 2020, Capítulo VI, Seção I sobre Do Acompanhamento, da Avaliação, do Monitoramento, do Controle Social, da Comprovação e da Fiscalização dos Recursos do Fundeb, o CACS Fundeb do Município de Charqueadas/RS Gestão 2023-2026 solicita: 1. Relatório de recebimento dos Recursos do Fundeb no primeiro trimestre de 2023 e o saldo desde mesmo recurso ao final de 2022; 2. Relatório detalhado acerca dos registros contábeis e dos demonstrativos gerenciais do Fundo no primeiro trimestre de 2023; 3. Cópia de documentos referentes a: a) licitação, empenho, liquidação e pagamento de obras e de serviços custeados com recursos do Fundo; b) folhas de pagamento dos profissionais da educação, as quais deverão discriminar aqueles em efetivo exercício na educação básica e indicar o respectivo nível, modalidade ou tipo de estabelecimento a que estejam vinculados; c) convênios com as instituições a que se refere o art. 7º desta Lei; d) Contra partida/ investimento do município na folha para o pagamento da folha do magistério municipal; Aproveito para lembrar dos prazos legais para os pedidos realizados nesse ofício; Charqueadas, 03 de abril de 2023 Ofício 002/2023 À Secretaria Municipal de Educação de Charqueadas-RS De acordo com o Art. 30 da Lei Federal 14.113 de 25 de dezembro de 2020, Capítulo VI, Seção I sobre Do Acompanhamento, da Avaliação, do Monitoramento, do Controle Social, da Comprovação e da Fiscalização dos Recursos do Fundeb, o CACS Fundeb do Município de Charqueadas/RS Gestão 2023-2026 solicita: 1. Lista detalhada de Professores e Monitores Efetivos, que encontram-se em desvio de

 

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função fora da área da educação. Devendo constar nesta lista: a) nome completo; b) matrícula; c) escola de lotação; d) departamento/setor e função/cargo; e) data do

início das funções em outro departamento/setor. Grata de atenção; Charqueadas, 16 de junho de 2023 Ofício 003/2023 Ao Secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal de Charqueadas-RS Ao cumprimentá-lo, aproveitamos para solicitar alguns pedidos de informações e relatórios. Foi enviado esse mesmo pedido ao Setor de Contabilidade no dia 03 de abril do corrente ano e até o presente momento, não obtivemos o retorno. De acordo com o Art. 30 da Lei Federal 14.113 de 25 de dezembro de 2020, Capítulo VI, Seção I sobre Do Acompanhamento, da Avaliação, do Monitoramento, do Controle Social, da Comprovação e da Fiscalização dos Recursos do Fundeb, o CACS Fundeb do Município de Charqueadas/RS Gestão 2023-2026 solicita: 1. Relatório de recebimento dos Recursos do Fundeb no primeiro trimestre de 2023 e o saldo desde mesmo recurso ao final de 2022; 2. Relatório detalhado acerca dos registros contábeis e dos demonstrativos gerenciais do Fundo no primeiro trimestre de 2023; 3. Cópia de documentos referentes a: a) licitação, empenho, liquidação e pagamento de obras e de serviços custeados com recursos do Fundo; b) folhas de pagamento dos profissionais da educação, as quais deverão discriminar aqueles em efetivo exercício na educação básica e indicar o respectivo nível, modalidade ou tipo de estabelecimento a que estejam vinculados; c) convênios com as instituições a que se refere o art. 7º desta Lei; d) Contra partida/ investimento do município na folha para o pagamento da folha do magistério municipal; Em tempo, gostaríamos de marcar uma reunião com o Secretário para conversar sobre algumas dúvidas junto a este Colegiado. Grata de atenção; Convite Charqueadas, 19 de junho de 2023. Ilm.ª Srª Silvia de Ávila Carvalho MD Secretária de Educação de Charqueadas Ao cumprimentá-la, aproveitamos a oportunidade para convidá-la a participar da reunião ordinária, de 2023, do CACS Fundeb do Município de Charqueadas que será realizada no dia 26 de junho de 2023, às 18h, na Sala de Reuniões da Smed Charqueadas. Certos de contarmos com sua atenção e participação, antecipamos nossos agradecimentos; Convite Charqueadas, 19 de junho de 2023. Ao Sr. Fernando Araújo Nunes Presidente Conselho de Educação Charqueadas-RS Ao cumprimentá-lo, aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a participar da reunião ordinária, de 2023, do CACS Fundeb do Município de Charqueadas que será realizada no dia 26 de junho de 2023, às 18h, na Sala de Reuniões da Smed Charqueadas. Certos de contarmos com sua atenção e participação, antecipamos nossos agradecimentos, Atenciosamente. Correspondências Recebidas: e-mail Assunto: Convite para Roda de Conversa - SAM 2023 na EMEF São Miguel Olá, Conselheiro do CACS FUNDEB de Charqueadas! Entro em contato para convidar um representante do colegiado, preferencialmente a presidente, para uma atividade dentro da programação da Semana de Ação Mundial 2023, organizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que será realizada na EMEF São Miguel, às 10h30min, dia 22 de junho, próxima quinta-feira, com a seguinte proposição: "Roda de Conversa com a comunidade escolar (professores, alunos, pais), representantes do Legislativo, da Secretaria Municipal de Educação e organizações sociais sobre o Ambiente Escolar, abordando sobre a infraestrutura, os usos dos espaços pedagógicos, bem como sobre as relações entre os atores da escola". A atividade será mediada por um integrante da equipe diretiva da escola. Aguardamos confirmação até segunda-feira, dia 19 de junho de 2022. Mais informações em https://semanadeacaomundial.org/https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=17I5W3BCnVVe8W5pYS-5hSmLHF6M_aXE&ll=-30.00094842800182%2C-50.68720151987767&z=8  

 

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Atenciosamente, Giovani Costa Ceroni Vice-diretor da EMEF São Miguel; E-mail recebido do Setor de Contabilidade do Executivo Municipal, aos vinte e seis dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte três, os seguintes documentos: 1. Balancete da Receita; 2. Extrato Bancário, 3. Relatório de Empenhos, 4. Demonstrativo de Despesa, 5. Balancete de Verificação, documentos esses referente ao período de primeiro de janeiro de dois mil e vinte e três a vinte e seis de junho de dois mil e vinte e três. A Senhora Presidente registrou que fará um relatório para prestação de contas dos cursos em que participou sobre o CACS/FUNDEB. Prosseguindo, A Presidente Tamara relatou que após a primeira reunião desse Conselho, os Conselheiros conversaram e decidiram aguardar pela resposta do setor da Contabilidade da Prefeitura Municipal (Ofícios 001/2023 e 003/2023) a respeito dos recursos financeiros do FUNDEB. A resposta do ofício chegou na data de hoje, o que impossibilitou que a Diretoria do Conselho realizasse a análise dos dados para repassar aos Conselheiros. A Conselheira Alessandra perguntou o prazo legal para o Poder Executivo responder o ofício, a Presidente respondeu que são vinte dias úteis e a Prefeitura Municipal ultrapassou o prazo legal para responder o Ofício N° 001/2023. Para esclarecer como ocorreu a tramitação para conseguir a resposta do Ofício 001/2023, a Senhora Presidente relatou que no dia 05/05/2023, através de ligação telefônica, tentou contato com o setor de Contabilidade para saber sobre a solicitação de resposta do Ofício 001/2023; dia 12/05/2023 a Presidente conversou com a Secretária de Educação para saber se ela tinha acesso aos relatórios solicitados no Ofício expedido pelo Conselho, a Secretária de Educação respondeu que não estava recebendo os relatórios. Então, neste mesmo dia, a Presidente Tamara foi à Prefeitura Municipal, entretanto, não conseguiu conversar com a pessoa responsável pelos recursos financeiros do FUNDEB, Senhora Adriana de Ávila Lenzzi, pois a mesma não se encontrava, mas deixou recado que na próxima segunda-feira estariam os relatórios disponíveis para o Conselho. Assim, a Presidente Tamara aproveitou a oportunidade em que estava na Prefeitura Municipal para conversar com o Senhor Prefeito e colocar a situação atual em que se encontrava o Conselho em não ter acesso aos relatórios solicitados via ofício e também que não havia as informações no SIOPE. O Senhor Prefeito pediu ao Procurador do Município para se integrar do assunto e se comprometeu em tentar conversar com a Senhora Adriana de Ávila Lenzzi para agilizar tais relatórios. A Senhora Presidente Tamara lembrou, nessa reunião com o Prefeito Municipal os prazos legais para as demandas em discussão. Após, também não obteve retorno dos relatórios; então, através do Ofício N° 003/2023 destinado ao Secretário da Fazenda, solicitou os mesmos relatórios, registrando que já havia realizado o pedido ao setor da Contabilidade e não obteve resposta. O Secretário da Fazenda respondeu que o pessoal/equipe dele faria os relatórios para enviar aos interessados, mas até o momento, o Conselho não recebeu. Ainda, a Presidente Tamara pediu para a Secretaria de Educação, através do Ofício N° 002/2023, uma lista detalhada de professores e monitores que se encontram em desvio de função, fora da área da educação, pois todos têm ciência que aqueles profissionais que estão fora da área da educação não podem receber pela verba do FUNDEB, então, torna-se necessário saber dessa informação. A Presidente recebeu somente parte da informação, pois no Ofício pediu nome completo do funcionário, número de matrícula, departamento/função para ver onde foi destinado e a data de início da função; a data de início da função não veio informado pela SMED, receberam o nome dos professores e através do site do FNDE foi possível averiguar que esses

 

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profissionais até o final de 2022 estavam recebendo pelo FUNDEB, mas já estavam fora de suas funções na área da educação. Ainda, a Presidente Tamara conversou sobre isso com a Secretária de Educação e com a Conselheira Rejane que sempre orienta e dá suporte ao Conselho; a Secretária de Educação foi ao Departamento De Pessoal do Município para saber o que estava acontecendo, se tinha alguma orientação e lá constataram que tais profissionais da educação não estavam sendo pagos pelos recursos financeiros do FUNDEB. A Secretária telefonou para a Presidente Tamara que reafirmou que através do site do FNDE esses profissionais estavam sendo pagos com a verba do FUNDEB até final de 2022. E no site, os dados de 2023 não estavam disponibilizados, o Município não ingressou com nenhuma informação. Diante isso, a Presidente registrou que fez a cobrança desses dados, pois num dos cursos que realizou, tais dados de 2023 eram necessários tanto no SIOPE quanto no FNDE. Ainda, relatou a Secretária de Educação através de ligação telefônica que se os professores não estão sendo pagos pelo FUNDEB, então, quem colocou esses dados no site do FNDE colocou errado. Assim, a Presidente fez um pedido a todos os Conselheiros para se apropriarem das informações que há no site. Prosseguindo, a Senhora Tamara fez um maior estudo nos sites acerca das movimentações das contas dos recursos financeiros do FUNDEB para saber os valores que o governo federal vem depositando nas contas da Prefeitura Municipal e deu inicio aos questionamentos, pois é necessário saber onde está o dinheiro do FUNDEB, porque há uma ameaça de que os profissionais da educação não irão receber os seus pagamentos. Tudo começou quando os professores, em regime suplementar, não receberam o pagamento das horas do regime suplementar e deu-se início aos questionamentos para o Conselho do FUNDEB. Após relato, a Presidente Tamara registrou que não houve tempo suficiente para analisar os relatórios enviados pela Contabilidade do Município na data de hoje. Após, a Presidente passou os relatórios para os Conselheiros e registrou que mais tarde tais documentos serão repassados via WhatsApp para todos. Novamente, a Presidente registrou que tais relatórios foram enviados na data de hoje, à tarde. A conselheira Rejane relatou que esses relatórios são documentos fiscais, sendo difícil realizar a análise sem um profissional que oriente da área, pois há muitos termos técnicos, sendo necessário alguém para orientar/explicar. Prosseguindo, a Vereadora Paula Ynajá sugeriu que o Conselho convidasse para a próxima reunião a Senhora Adriana de Ávila Lenzzi que trabalha no setor da Contabilidade para explanar sobre as dúvidas dos Conselheiros a respeito dos relatórios enviados acerca dos recursos do FUNDEB e demais peculiaridades relacionadas às competências desse Conselho. O Conselheiro Leonardo Ennes sugeriu que certas informações específicas não entendidas pelo Conselho devem vir detalhadas, pois existem muitas dúvidas. A vereadora Paula Ynajá registrou que tem algumas coisas que não podem ser pagas com o dinheiro do FUNDEB, como o FAPS. Assim, os Conselheiros realizaram uma discussão sobre como deve funcionar a organização dos recursos financeiros do Município relacionados à educação. Também se falou como funciona o recurso financeiro do FUNDEB que deve estar alinhado ao Censo Escolar do Município e que deve ser aplicado na educação, entre outras questões. Após, a Senhora Tamara abordou que o próximo passo, então, é convocar a Senhora Adriana de Ávila Lenzzi para a próxima reunião para esclarecer as dúvidas sobre os relatórios atuais. O Conselheiro Leonardo Ennes registrou a importância de saber o gasto mensal com os professores na folha de pagamento, para saber se a verba do FUNDEB destinada a pagamento é suficiente para pagar os professores do Município. A Presidente Tamara registrou

 

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que é necessário fazer outra cobrança do Poder Executivo para tais informações. A conselheira Rejane disse que na educação há todo um contexto que deve ser observado, como: professores, manutenção, monitores, etc. podem ser pagos com o recurso do FUNDEB. Seguindo, ficou decidido que será feito um novo pedido dos dados da educação e a presença de um profissional para explicar os relatórios enviados. Não havendo mais nenhum assunto a ser tratado, Senhora Presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos e desejando uma boa semana. Nada mais havendo a constar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, Presidente Tamara Oliveira Gomes da Silva e os demais que assinaram a lista de presenças anexadas a esta ata.

 

 

 

 

TAMARA OLIVEIRA GOMES DA SILVA

Presidente do CACS FUNDEB

Charqueadas-RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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